Acompanhe os nossos conteúdos e fique por dentro

21 Março, 2022

O uso da tecnologia no agronegócio

Em sintonia com outros setores econômicos, também o agronegócio tem se adaptado para incorporar a tecnologia na sua cadeia de produção, de modo a automatizar a gestão do negócio, além de possibilitar a redução de custos ao aprimorar a produtividade no campo considerando a quantidade limitada dos recursos disponíveis: em outras palavras, fazer mais com menos.

A agricultura de precisão defende um uso sustentável das lavouras de modo a compreender as deficiências do campo e otimizar a produção a partir deste conhecimento: áreas nas quais o solo é mais comprometido devem ser tratadas diferente das áreas cuja fertilidade é maior. A tecnologia é grande aliada para mapeamento dessas deficiências, e orienta como lidar com os eventuais contratempos que possam surgir. Neste sentido, tanto os agentes privados quanto setores governamentais específicos têm trabalhado para incorporar a tecnologia no campo, através da criação e aperfeiçoamento de sistemas de coleta, armazenamento e análise de dados, emprego de equipamentos especializados e inteligência artificial.

A Embrapa, por exemplo, desenvolveu o SGR Mobile, um aplicativo com o objetivo de coleta e armazenamento de dados para facilitar o gerenciamento e melhoramento genético de rebanhos de caprinos e ovinos. A coleta de dados é importante aliada na gestão da produção, provendo fundamentos rápidos e precisos que auxiliem a tomada de decisão a respeito do negócio. Em outros sistemas a coleta de dados a respeito de variáveis como clima, a terra e a lavoura, também auxilia na projeção de possíveis resultados e orienta as decisões do gestor.

Além disso, outras ferramentas têm sido aplicadas pelos produtores rurais: o uso de GPS agrícola – monitoramento por satélite – e sensoriamento remoto, importante equipamento que monitora em tempo real informações sobre a terra, água, fatores que comprometem a cultura e mesmo a localização de pragas. O uso destes sensores, que podem inclusive ser promovido através de drones, também permite a redução do consumo de água e outros custos, além de permitir que se otimize a produção mesmo em condições adversas.

Ainda, o emprego de robôs e automatização em processos – como a irrigação – além de acelerar o andamento das tarefas também reduz custos na produção. A precisão e rapidez das informações geradas por estes traz não somente maior qualidade no resultado final, mas também permite mais segurança aos tomadores de decisão.

O uso da tecnologia no agronegócio traz, dentre os benefícios a redução dos riscos inerentes à atividade, redução de custos, controle de pragas, auxílio na tomada de decisão, controle e monitoramento das fases de produção, aumento de produtividade e melhor aproveitamento do solo. Ainda que os custos iniciais tanto financeiros quanto operacionais sejam relativamente altos, os resultados que a tecnologia traz recompensam o investimento necessário à adaptação da lavoura. Consulte um especialista que possa auxiliar na melhor maneira de implementar tais mudanças na sua propriedade.

 

Bibliografia

5 novas tecnologias fundamentais para o meio rural. Canal agro, Jornal Estadão, 2019. <https://summitagro.estadao.com.br/tendencias-e-tecnologia/novas-tecnologias-para-o-meio-rural/>, acesso em 02.03. 2022

Como estas 5 tecnologias mudam a forma de monitoramento da produção agrícola. Lavoura – o blog da aegro, 2018. Disponível em: <https://blog.aegro.com.br/producao-agricola/>, acesso em 02.03.2022.

O agro é tech? Como a tecnologia desenha o hoje e amanhã do setor. Info 4, 2021. Disponível em: <https://blog.info4.com.br/2021/03/01/o-agro-e-tech-como-a-tecnologia-desenha-o-hoje-e-amanha-do-setor/?gclid=CjwKCAiAyPyQBhB6EiwAFUuakqH2kEcctyoyLP1SotwSQ8wD9e_-5u4IwPzAjLuGbrjAhpSkn0_2fxoClVMQAvD_BwE>, acesso em 02.03.2022.

Dal Maso Advogados

.